Viver Matosinhos lança petição online propondo Ponte Móvel aberta às horas de ponta

foto de Arquivo de APDL

A Associação Viver Matosinhos lançou uma petição pública online propondo a abertura da Ponte Móvel de Leixões nas horas de ponta. Numa altura em que a ponte está encerrada para manutenção, já 106 pessoas assinaram a petição, até esta sexta-feira, dia 24, às 18h00.

«A abertura da Ponte Móvel de Leixões durante as horas de ponta, para conveniência da atividade portuária, cria diariamente uma situação de grande constrangimento para todos aqueles que utilizam esta importante via para atravessar o município. No caso daqueles que se deslocam a pé, de ciclomotor, ou em meios de mobilidade suave, não existe mesmo outra alternativa viável; e aqueles que se deslocam em viatura particular veem-se regularmente confrontados com a escolha entre uma desesperante espera ou optar pela infernal estagnação da A28 – via que também apresenta graves problemas de trânsito – situação à qual se soma o impacto económico, que nos dias que correm assume particular gravidade tendo em consideração o atual custo dos combustíveis; esta situação de efeito rolha no trânsito leva igualmente a uma aumento de emissões poluentes no centro urbano, agravando a degradação da qualidade do ar numa zona densamente habitada», começa por referir a petição.

Assim, a associação Viver Matosinhos requer à Câmara de Matosinhos, à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e ao Governo de Portugal, «a fixação de janelas horárias que garantam que não haverá interrupção ao trânsito pedonal, ciclável e rodoviário durante os períodos de maior fluxo, de forma a mitigar o impacto em matéria de mobilidade».

São sugeridos na petição os seguintes períodos para implementação das referidas janelas: 7:30 – 9:00; 17:30 – 19:00; de segunda a sexta-feira, excluindo fins de semana e feriados.

 

A petição pode ser encontrada em:

https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=pontemovel&fbclid=IwAR1ovBekr-yb_cNs60GTFJN3ki9J80AYrVAjIGTF73IbNl_5pb1EG3WELq8

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter