Arquiteto premiado visitou Piscina das Marés de Matosinhos

Arquiteto Norman Foster (Foto in Facebook CMM)

Norman Foster, arquiteto inglês de renome, esteve esta terça-feira em Matosinhos, na Piscina das Marés, obra do arquiteto matosinhense Álvaro Siza Vieira.

Acompanhado por responsáveis da Câmara e da Matosinhos Sport, Norman Foster visitou a Piscina das Marés, uma obra de referência, segundo as suas palavras.

Monumento Nacional desde 2011, a Piscina das Marés é o único edifício português incluído no livro “Cem edifícios do século XX”, uma publicação de referência da arquitetura mundial do século XX coordenada por Thom Mayne e que reúne vários vencedores do Prémio Pritzker, entre eles Álvaro Siza.

Construída na década de 1960 e inaugurada em 1966, a Piscina das Marés foi, entre 2019 e 2021, alvo de uma grande intervenção em virtude da deterioração de vários elementos, como a estrutura do betão armado, o tanque principal da piscina e o sistema de filtração de água salgada. Álvaro Siza Vieira assinou o projeto de reabilitação, tendo acompanhado de perto a execução dos trabalhos e todas as suas especificidades.

Refira-se que Norman Foster, atualmente Barão Foster do Tâmisa, nasceu em Stockport, na região de Cheshire, Inglaterra, em 1935.

Foster estudou arquitetura na Universidade de Manchester, licenciando-se em 1961. Mais tarde tornou-se amigo de Richard Rogers, seu futuro parceiro comercial, na Universidade de Yale, onde concluiu o seu mestrado. Regressou ao Reino Unido em 1962 e tornou-se um dos maiores arquitetos da Europa.

Tem obra espalhada pelo mundo, nomeadamente no Reino Unido, Hong Kong, França, China, Alemanha, Espanha, Cazaquistão, Estados Unidos da América, entre outros.

Além de um título de nobreza e do Prémio Pritzker, Norman Foster recebeu também por duas vezes o prémio Stirling e o Prémio Príncipe de Astúrias.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter