António Costa na abertura de Conferência da ONU em Matosinhos

Conferência dos Oceanos arranca em Matosinhos como evento preparatório da ONU no Terminal de Cruzeiros.
O primeiro-ministro, António Costa, é um dos oradores convidados do evento preparatório da Conferência dos Oceanos que a Organização das Nações Unidas (ONU) irá realizar em Portugal, de 27 de junho a 1 de julho.

O evento “Localizar a ação pelo Oceano: Governos locais e regionais” terá lugar no próximo sábado, dia 25 de junho, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, e irá debater oportunidades e iniciativas que possam apoiar a adaptação sustentável das cidades e regiões costeiras, incluindo o financiamento da inovação e a ampliação da proteção dos oceanos.
Neste evento, os governos locais e regionais terão oportunidade de partilharem as suas experiências e boas práticas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e de apresentarem os seus projetos e compromissos no que respeita à proteção dos oceanos.

Presentes em Matosinhos estarão representantes de todo o mundo, que lideram a investigação, a governança e o investimento nas políticas locais e regionais nesta área, entre os quais a Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes, Mami Mizutori.
O chefe do governo, António Costa, estará na sessão de abertura do evento, pelas 10h00, bem como a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

O município de Matosinhos assumiu o compromisso de construção e implementação de uma estratégia de resiliência costeira, que salvaguarde o património marítimo, que proteja as populações e o território. Ainda recentemente, Matosinhos tornou-se a primeira cidade em Portugal a ser distinguida pela ONU como “Resilient Hub”, no âmbito da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”.

A Conferência dos Oceanos, organizada com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, constituirá um apelo à ação pelos oceanos, exortando os líderes mundiais e todos os decisores a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos.
A sessão de encerramento estará a cargo do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter