Senhor de Matosinhos em imagens pelo fotógrafo Francisco Teixeira

Foto: CMM

A Exposição sobre a romaria de Matosinhos sob a perspetiva do fotógrafo Francisco Teixeira pode ser visitada na Galeria da Biblioteca Municipal.

O rosto de Maria Esteves, a mais antiga louceira da Feira da Louça do Senhor de Matosinhos, constitui a primeira de 40 imagens que Francisco Teixeira selecionou para a exposição de fotografia “Senhor de Matosinhos – Luz, momentos, sentimentos e emoções”, patente na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Inaugurada no sábado, dia 21, a exposição retrata as várias facetas, entre o religioso e o pagão, da romaria com 700 anos de existência. Da cerâmica às farturas, dos carrocéis, dos gigantones aos bombos, dos doces regionais aos matraquilhos, do cavalinho “à lá minute”, do fogo de artifício ao fogo dos bonecos, todas os pormenores cabem na lente do fotógrafo.

Na sua seleção, Francisco Teixeira dá especial ênfase à devoção ao Senhor de Matosinhos, destacando o trabalho de quem decora os altares da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, de quem posiciona os andores para a majestosa procissão, de quem assiste, à janela (engalanada com as melhores colchas), à passagem da imagem do Bom Jesus (mesmo em tempo de pandemia), de quem participa na Eucaristia Solene no feriado municipal.

A cerimónia de inauguração da exposição contou com a presença do vereador da Cultura e presidente da ANCIMA- Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos, Fernando Rocha, entre outros autarcas.
A entrada é livre.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter