Peça escultórica alusiva a Santiago inaugurada em Leça do Balio, Matosinhos

Foi inaugurada na manhã do último dia do ano de 2022 uma Peça Escultórica alusiva ao Caminho Central de Santiago, na Rua de Recarei, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos.

Uma peça, que simultaneamente enaltece o caminho e dá orientação aos peregrinos. Esta foi inaugurada no último dia do ano Jacobeu. Os anos Jacobeus são aqueles em que o S. Tiago se comemora a um domingo, sendo que em 2021, o dia de 25 de julho de 2021 coincidiu com o domingo. Devido à pandemia, o Santo Padre ordenou que as comemorações do Jacobeu de 2021 se prolongassem até 2022.

A Junta de Freguesia de Custóias, Leça do Balio e Guifões tem procurado valorizar os Caminhos de Santiago que cruzam o território. «Tivemos oportunidade em 2021 colocar um marco à saída do Largo do Souto em Custóias e uma placa na confluência da Rua da Fonte Velha com a Rua Raul Proença a 25 de julho deste ano, ambas as peças no Caminho Português da Costa», esclarece a autarquia.
Estiveram presentes na inauguração, a presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, o presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, e ainda elementos do executivo e da Assembleia de Freguesia, bem como o Padre Ricardo Silva.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter