Compras físicas e ‘online’ em dezembro ultrapassam em 20% mês homólogo de 2021

Novas regras do IVA para compras online fora da UE A partir de amanhã, dia 1 de julho, há novas regras do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) para compras online. A partir desta quinta feira, todas as compras feitas através do comércio eletrónico fora da UE passam a pagar o IVA. Até agora, as compras até 22 euros tinham isenção de taxa. A compra de bens e serviços online explodiu, especialmente em 2020/2021, especialmente pelo confinamento que levou a restrições e lockdowns. A pandemia atrasou, em seis meses, a entrada em vigor das novas regras, antes prevista para 1 de janeiro. . A UE afirma que a isenção tem sido abusivamente utilizada por vendedores sem escrúpulos de fora da UE em termos de rotulagem errada de remessas de mercadorias, tais como smartphones, por exemplo, e tem levado a que estas empresas subcotem os seus concorrentes dentro da União. O custo para os cofres da UE está estimado em cerca de 7 mil milhões de euros.
compras online

O número de compras físicas e ‘online’ em dezembro aumentou 20% face ao mesmo mês de 2021, segundo a empresa de pagamentos SIBS, que destacou o aumento de 31% nas compras remotas.

“Os mais recentes dados do SIBS Analytics (…) revelam que o consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2022, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 20% em número face ao ano anterior. O avanço foi, contudo, mais expressivo nas compras ‘online’: aumentaram 31%, em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021”, refere um comunicado da empresa, hoje divulgado.

Apesar do aumento do número de operações, o valor médio por compra baixou 2,6%, para 36,30 euros.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter