Parque Rural de Matosinhos

Caminhos rurais Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos está a preparar um dos projetos mais estruturantes do Plano Diretor Municipal (PDM) – o futuro Parque Rural de Matosinhos. O objetivo é ordenar a estrutura de circulação rural, através da criação de uma rede de caminhos rurais.

Para dar inicio a esta iniciativa, foram assinadas no dia 31 de maio, escrituras de doações por parte de nove proprietários pertencentes a um conjunto de terrenos que se encontram nos caminhos rurais, entre as ruas dos Caçadores e do Marreco, na união de freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. A cerimónia decorreu no edifício dos Paços do Concelho e contou com a participação da presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

Além de promover o reordenamento e a requalificação das áreas de acesso aos campos agrícolas, mantendo-se e respeitando a identidade dos atuais usos ligados à atividade agrícola, o projeto pretende valorizar os percursos onde se inclui o património edificado (como, por exemplo, os moinhos), apostando ainda na criação do Observatório da Paisagem, distribuído por pontos estratégicos de observação e de descanso.

O caminho rural possui uma extensão de 700 m2 e com uma área de implantação de 2.985,93m2. Este projeto-piloto mereceu o parecer favorável por parte da Entidade Regional da Reserva Agrícola.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter