Matosinhos apoia migrantes

Apoio imigrante

Depois da abertura do Gabinete de Apoio ao/à Emigrante e da implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, a cidade de Matosinhos decidiu aliar-se ao Alto Comissariado para as Migrações, na criação do CLAIM- Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Matosinhos.

Deste modo, o CLAIM serve de apoio em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais respostas em questões como regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras.

O protocolo de criação do CLAIM foi assinado no passado dia 25 de maio e a cerimónia contou com a participação da presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, da secretária de estado da Integração e das Migrações, Cláudia Pereira, e do vogal do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis.

A presidente da Câmara de Matosinhos referiu que “este centro será mais um espaço de inclusão que Matosinhos tem para os seus cidadãos porque todos os que escolhem este concelho para viver fazem parte da nossa comunidade”.

A secretária de estado da Integração e das Migrações agradeceu a rapidez com que a autarquia de Matosinhos desenvolveu todo o processo para, para se poder proceder à abertura do 118º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do país. “Em 2015, tínhamos 84 centros de apoio e hoje estamos a inaugurar o 118º. Este número mostra, de facto, que temos uma rede consolidada, com registo de mais de um milhão de atendimentos que só é possível devido à existência destas respostas de proximidade”, esclareceu Cláudia Pereira.

Matosinhos, segundo os últimos dados disponíveis, tem 5022 pessoas estrangeiras a residir no concelho.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter