Obra de nova USF em Matosinhos arranca “nas próximas semanas”

USF Matosinhos

A Assembleia Municipal de Matosinhos aprovou a cedência do terreno do antigo horto municipal para a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) do Progresso, em Perafita, cuja obra “arranca nas próximas semanas”, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Matosinhos refere que, com a aprovação, por unanimidade, da cedência do terreno à Unidade Local de Saúde de Matosinhos, “a construção da futura USF do Progresso arranca nas próximas semanas”.

O terreno onde funcionava o antigo horto municipal está avaliado em cerca de um milhão de euros e o direito de superfície será cedido por 50 anos, acrescenta, referindo que “o processo está pronto a avançar, dando assim resposta aos cuidados de saúde de proximidade das populações de Perafita e Santa Cruz do Bispo”.

A nova USF, que representa um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, financiado por fundos comunitários, dará “resposta a 15 mil utentes, através de uma equipa multidisciplinar composta por oito médicos, oito enfermeiros e sete secretários clínicos, entre outros serviços e especialidades.

De acordo com a Câmara de Matosinhos, no futuro, nas proximidades da USF serão construídos outros equipamentos, como o Destacamento Territorial da GNR, criando naquela freguesia “uma nova centralidade”.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter