I Congresso MEDE(X) assinala 50 anos da Escola Secundária Augusto Gomes em Matosinhos

Da esquerda para direita: Prof. José Esteves Pinto (ESAG); Prof. Adília Marinho (AEFPO), Prof. Margarida Pereira (Diretora da ESAG) e Prof. Carlos Marinho (SPDMov)

A 11 de outubro, a Escola Secundária Augusto Gomes, de Matosinhos, assinala 50 anos com a realização do Congresso MEDE(X) – EXCELÊNCIA: A educação começa aqui! – Matemática, Empreendedorismo e Desporto.

No ano de 1972 nascia a Escola Secundária Augusto Gomes – ESAG (1972-2022). 50 anos de história, em que estudaram neste estabelecimento de ensino de Matosinhos milhares de alunos, diversas gerações.

Uma escola central, teve desde sempre uma “aposta séria no domínio educativo disponibilizando aos seus alunos uma oferta educativa diversificada e relevante, nas áreas científica, artística e profissional”, referem os responsáveis da ESAG.

Neste ano de 2022 comemora-se os seus 50 anos e a escola acolhe o I Congresso Mede(X) 2022 – EXCELÊNCIA: A educação começa aqui! – Matemática, Empreendedorismo e Desporto com diversas figuras nacionais e internacionais.

No dia 11 de outubro, das 9 às 18 horas, quatro conferências e dois painéis vão realizar-se para os mais de 1300 alunos e para cerca de 150 professores.

Presença confirmada do vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta. A presidente Luísa Salgueiro por se encontrar fora do país, estará ausente, tal como o vereador da Educação Correia Pinto, que se fará representar por alguém do seu gabinete.

 

Presenças asseguradas como palestrantes de Carlos Marinho (SPDMov), Tiago Fleming Outeiro (Universidade de Goettingen, Alemanha), Paulo Morais (Universidade Portucalense), Rui Licínio (Árbitro FIFA), Daniel Folha (Astrónomo), Ana Pires (Astronauta) e Alberto Rocha (ANEIS), Jacinto Jardim ((GabEEC – Universidade Aberta), Rui Gonçalves (FEUP/LIAAD INESCTEC), José Manuel Dos Santos Dos Santos (ESSE-IPP), José Araújo (Radialista) e José Carlos Monteiro (Advogado).

 

Programa – Dia 11 de outubro das 9h00 às 18h00

Período da Manhã:

9:30h – SESSÃO DE ABERTURA:

Adília Gomes (AEFPO, Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira), Alberto Rocha (ISCE DOURO – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ANEIS, Portugal), Carlos Marinho (SPDMov – Sociedade Portuguesa de Doenças de Movimento), Carlos Mouta (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos), Jacinto Jardim (GabEEC – Universidade Aberta) e Margarida Pereira (Diretora da ESAG – Escola Secundária Augusto Gomes).

9h45h – CONFERÊNCIA 1: Matemática Tem Magia por Carlos Marinho (SPDMov – Sociedade Portuguesa de Doenças de Movimento)
Moderador: José Carlos Monteiro (Advogado)

10h30 – PAINEL 1 – Excelência na Liderança: Competências, Práticas e Desafios
Com Tiago Fleming Outeiro (Diretor do Centro Médico de Neurociência e Professor Catedrático da Universidade de Goettingen), Paulo Morais (UP, Universidade Portucalense), Rui Licínio (Árbitro FIFA) e José Araújo (Radialista)
Moderadores: Alberto Rocha (ISCE DOURO- Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ANEIS, Portugal) e Carlos Marinho (Professor de Matemática, SPDMov – Sociedade Portuguesa de Doenças de Movimento)

11h30 – Coffee Break

12:00h – CONFERÊNCIA 2 – O Céu não é o Limite com Daniel Folha (Astrónomo no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e Professor no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS/CESPU)
Moderador: Rui Gonçalves (FEUP/LIAAD INESCTEC)

12h30 horas – Encerramento Manhã

Período da Tarde:

14h30 – CONFERÊNCIA 3: Educação para o Empreendedorismo: Métodos Ativos e Práticas Colaborativas com Jacinto Jardim (GabEEC – Universidade Aberta)

Moderação: Helena Ribeiro (ESAG)

15h00 – CONFERÊNCIA 3: Com a Cabeça na Lua com Ana Pires (Cientista/Astronauta – INESC – TEC)
Moderador: José Manuel Dos Santos Dos Santos (ESSE-IPP)

15h30 – CONFERÊNCIA 4: Desenvolver Capacidades: Programa de Enriquecimento Curricular PEDAIS com Alberto Rocha (ISCE DOURO- Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ANEIS, Portugal)
Moderação: José Esteves Pinto (ESAG)

16h00 Coffee Break

16h30 – Painel 2 – Investigação e Ciência: que Desafios? Que Futuro? com Tiago Fleming Outeiro (Diretor do Centro Médico de Neurociência e Professor Catedrático da Universidade de Goettingen, Alemanha)
Moderador: Carlos Marinho (SPDMov – Sociedade Portuguesa de Doenças de Movimento)

18h00 – Encerramento

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter