Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes realiza-se em Matosinhos

 

A edição deste ano da iniciativa Fórum Europeu para a Redução de Riscos e Catástrofes será realizada em Matosinhos, entre 24 e 26 novembro. O evento acontece de dois em dois anos.

O Governo apresentou esta terça-feira o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR), cuja edição deste ano é organizada em Portugal, entre 24 e 26 de novembro, em Matosinhos.

O lançamento da iniciativa, que acontece a cada dois anos, foi feito numa conferência de imprensa, no Ministério da Administração Interna (MAI), com a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e o diretor regional da UNDRR (Nações Unidas para a Redução de Riscos de Catástrofes) para a Europa e Ásia Central, Octavian Bivol.

“Este é um evento absolutamente fundamental que vem numa excelente oportunidade e num momento em que recentemente testemunhamos eventos extremos, quer na Europa, Estados Unidos ou Canadá”, disse Patrícia Gaspar.

A secretária de Estado referiu que este fórum se vai centrar “sobretudo na dimensão da prevenção e destacou que “é nessa linha” que Portugal está a trabalhar ao ter sido aprovado recentemente a estratégia nacional para uma proteção civil mais preventiva.

A edição de 2021 do EFDRR é organizada pelo Governo português e pelo Gabinete das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Catástrofes, em parceria com a Comissão Europeia e com o Conselho da Europa.

Patrícia Gaspar adiantou que vão estar presentes no fórum representantes do Governo português e organizações internacionais e de voluntariado, bem como autarquias, peritos e comunidade científica e académica.

Segundo o MAI, o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes de 2021 reunirá um total de 55 Estados-membros a nível ministerial, regional e local, bem como parceiros da Europa e da Ásia Central.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter