63% dos concelhos com candidatas a Câmaras. Matosinhos tem duas mulheres nesta corrida eleitoral.

Luísa Salgueiro (PS) e Carla Silva (BE)

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm pelo menos uma mulher como candidata à presidência de uma câmara nas autárquicas de domingo, com Braga a registar cinco candidaturas. Em Matosinhos, apresentam-se a sufrágio duas candidatas.

Na corrida para a Câmara de Matosinhos estão duas candidatas, uma delas a atual presidente Luísa Salgueiro, que se recandidata pelo PS.

A outra mulher na corrida eleitoral é Carla Silva, a candidata pelo Bloco de Esquerda. Carla Silva já tinha lugar na Assembleia Municipal, onde foi deputada do BE nos últimos quatro anos.

Segundo um levantamento da agência Lusa, 194 concelhos têm candidatas como cabeças de lista, o que representa 62,9% dos 308 municípios do país. São 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência da câmara.

O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de câmara é Braga, com cinco, seguido de Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro, e de 14 municípios com três mulheres na liderança de listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.

Do total de 1.541 candidaturas à liderança das autarquias, 287 são encabeçadas por mulheres, ou seja, 18,6%.

Analisando apenas os movimentos independentes, 10 mulheres lideram listas num total de 83 candidaturas.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter