Automóvel continua a ser o meio de transporte mais utilizado em Portugal

O veículo pessoal é o meio de transporte mais usado em Portugal, registando uma utilização superior à média de seis países analisados numa sondagem da empresa Ipsos, alargada a Espanha, França, Bélgica, Itália e Alemanha.

O inquérito foi encomendado pela seguradora Europ Assistance e revela que, durante a semana, o carro é o meio de transporte mais utilizado em Portugal (37% das pessoas usa-o mais de uma hora por dia), o que aumenta no fim de semana (40%), em contraponto com a média dos seis países, que vai de 29 a 31%, respetivamente.
As mudanças desencadeadas pela pandemia da covid-19, o custo do transporte ou as preocupações ambientais não foram razões suficientes para alterarem a preferência do automóvel nas deslocações em Portugal.

Andar a pé surge em segundo lugar no país, quer durante a semana (32%), quer durante o fim de semana (30%), enquanto que a média aumenta nos referidos países (33 e 35%).
A utilização dos transportes públicos surge apenas em terceiro lugar, quer em Portugal (15% e 8%), quer na média dos seis países europeus (14 e 9%).
Já no que se refere à distância entre a casa e o trabalho, mais de metade (58%) das deslocações em Portugal são inferiores a 10 quilómetros.
O estudo revela ainda que “praticamente metade dos europeus também usam a bicicleta como alternativa de transporte”, sendo que uma em cada cinco pessoas nesses países adotaram as bicicletas elétricas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter