Porto de Leixões está a escoar carros da Autoeuropa de Palmela a um ritmo de 115 por dia

Exportações na região Norte aumentam 45,5% entre 2011 e 2021
foto: Facebook Porto de Leixões

 

O porto de Leixões recebe veículos vindos da Autoeuropa, em Palmela, ao ritmo de 115 carros por dia. São assim escoados pelo Norte devido à crise dos semicondutores.

“Já vamos com um embarque de 2.400 carros e um desembarque de 353 carros, todos do grupo Volkswagen”, explicou à agência Lusa Nuno Rosa Lopes, diretor de exploração do Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL), do Grupo ETE, responsável, em parceria com outra empresa do grupo (Navex), pela operação logística.

De acordo com o responsável, está a ser preparado “um segundo embarque, mais 1.500 carros”, desde o início das operações mais recentes, em dezembro de 2022.

“Segundo a última informação que recebemos da Volkswagen, poderá continuar até cerca de 6.000 carros, para já, nesta fase”, disse Nuno Rosa Lopes à Lusa.

O atual serviço põe fim a um interregno de quatro anos de operações deste tipo, já que em 2018, devido à greve dos estivadores em Setúbal, foi feita uma operação semelhante de envio de automóveis do grupo Volkswagen pelo Norte do país.

Desta vez, o motivo para o recurso ao porto de Leixões, em Matosinhos, é outro: a crise dos semicondutores.

Com a falta “de alguns componentes de carros que não permitem que os carros fiquem finalizados, totalmente homologados, […] os parques de espera dos carros em Setúbal estão congestionados”, especificou este responsável.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter