O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) está de regresso para a sua 33ª edição centrada no tema “Ciências e Políticas da Matéria Animada III (terceira e última parte) – o mistério da vida”.
De 07 a 16 de outubro, o certame apresenta trabalhos e artistas de Portugal, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Chéquia, Bélgica e Chile.
A Câmara Municipal de Matosinhos, através do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, volta a ser parceira do FIMP.
Este sábado, há um workshop de construção e manipulação de marionetas no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a partir das 15h00. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do email teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt
Os formadores Eduardo Mendes, Hernâni Miranda, Ricardo Neto e Sofia Silva irão ensinar a construir e a manipular uma marioneta Fimpalito, reutilizando materiais provenientes de cenografias de várias estruturas teatrais.
No mesmo dia, mas às 17h30, está agendado o espetáculo “Teatro Dom Roberto” pela companhia açoriana vumteatro. Além da encenação, Ricardo Ávila é o marionetista que dá vida a personagens como um barbeiro, um toureiro assustado, um vírus arrependido e uns piratas ternurentos. A entrada é gratuita.
O FIMP em Matosinhos prossegue nos dias 11 e 12 de outubro, com a peça “Não sei o que o amanhã trará”, e no dia 14, com “Hic Sunt Dracones”.