O Turismo do Porto e Norte assume como desígnio a concretização deste destino turístico certificado como «Destino Sustentável».
Para atingir esse objetivo no turismo da região foi criado o «Movimento para a Sustentabilidade», que está a fazer um trabalho que qualifique e promova o setor privado do destino nos domínios ambiental, social, cultural e económico, refere a entidade numa nota informativa.
Luís Pedro Martins, o presidente do Turismo do Porto e Norte, citado no documento mostra-se um entusiasta desta causa, sublinhando que “num futuro próximo os destinos que mais se destacarão serão aqueles socialmente responsáveis, que colocam no topo das prioridades da sua ação a preservação dos seus recursos naturais, a valorização da sua identidade patrimonial e que adotem comportamentos irrepreensíveis”.
O responsável sinaliza a filiação do Turismo do Porto e Norte na Global Sustainable Tourism Council (CGCT), entidade de referência mundial nesta matéria, que apoiará a região rumo ao processo de certificação.
O desenvolvimento do «Movimento para a Sustentabilidade»