Bebés da Maia com Música a partir do berço

Foto CM Maia

O Salão Nobre dos Paços do Concelho da Maia este lotado para acolher este domingo, dia 1 e Dia Mundial da Música, a cerimónia pública de apresentação do projeto “Música a partir do berço”.

Trata-se de um projeto que vai levar aos berçários e creches da rede social solidária do concelho da Maia, ao longo de três anos consecutivos, um programa estruturado e regular que vai ajudar os bebés e crianças, dos seis meses aos dois anos de idade, a descobrir a realidade sonora que os envolve e a despertar para o mundo da Música.

«Os objetivos estão perfeitamente definidos, as metodologias em linha com as melhores práticas pedagógicas adotadas como modelos que já deram provas em vários países europeus onde esta prática se aplica há vários anos, com excelentes resultados ao nível do desenvolvimento cognitivo e psicoemocional das crianças», explica a nota informativa da Câmara Municipal.

Emília Santos, presidente do Conselho Diretivo da Fundação Conservatório de Música da Maia, entidade promotora do projeto, na sua alocução, referiu a importância do envolvimento das diversas IPSS’s do concelho da Maia, com as quais este programa será concretizado, por uma equipa de profissionais devidamente habilitados pela realizar este trabalho.

A cerimónia, constituída por uma apresentação multimédia do ambiente gráfico da comunicação do projeto, que teve como banda sonora, a canção “Música no berço”, gravada pelos Pequenos Cantores da Maia, contou também com uma demonstração ao vivo de uma sessão pedagógica dirigida por Ana sacramento.

A cerimónia apresentou ainda quatro momentos musicais interpretados pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica da Maia.

Coube ao Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, encerrar o evento, sublinhando o contexto e virtudes do projeto: “…sendo hoje um dado cientificamente adquirido que a Música, sobretudo, o contacto regular com as expressões do mundo acústico, a que a Música pertence, contribui de modo muito significativo para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, levar essa experiência às crianças a partir do berço é uma aposta socialmente assertiva na promoção da igualdade de oportunidades para toda a infância…”

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter