Terminal de Cruzeiros de Matosinhos recebeu conferência da ONU

Terminal de Cruzeiros de Matosinhos recebeu conferência da ONU
Ocean Conference

Decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o evento especial inserido na Conferência dos Oceanos que a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza em Portugal, de hoje até 01 de julho, em Lisboa.

O evento “Localizar a ação pelo Oceano: Governos locais e regionais” permite debater oportunidades e iniciativas que possam apoiar a adaptação sustentável das cidades e regiões costeiras, incluindo o financiamento da inovação e a ampliação da proteção dos oceanos.

A sessão de encerramento contou com as intervenções de Lauren Sorkin, CEO/ das Resilient Cities Network, de Peter Thomson, enviado especial das Nações Unidas para os Oceanos e de José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar.

O município de Matosinhos assumiu o compromisso de construção e implementação de uma estratégia de resiliência costeira, que salvaguarde o património marítimo, que proteja as populações e o território. Recorde-se que, recentemente, Matosinhos tornou-se a primeira cidade em Portugal a ser distinguida pela ONU como “Resilient Hub”, no âmbito da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”.

Presentes em Matosinhos estiveram representantes de todo o mundo, que lideram a investigação, a governança e o investimento nas políticas locais e regionais nesta área.

Os governos locais e regionais têm, assim, a oportunidade de partilharem as suas experiências e boas práticas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e de apresentarem os seus projetos e compromissos no que respeita à proteção dos oceanos.

A Conferência dos Oceanos, organizada com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, constituirá um apelo à ação pelos oceanos, encorajando os líderes mundiais e todos os decisores a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter