Sessão de inovação da autarquia de Matosinhos para a descarbonização até 2030

Foto: CMM/Francisco Teixeira

A Câmara de Matosinhos traçou como objetivo reduzir em 85% as emissões de carbono até 2030, antecipando a meta de descarbonização prevista para 2050.

De acordo com a autarquia, Matosinhos atingiu em 2020 a meta de descarbonização prevista para 2030. “Face a 2009, ano em que foi elaborada a Matriz de Energia do Município (considerada, portanto, o ponto de partida para a neutralidade carbónica), foram reduzidas em 40,2% as emissões de carbono”, refere a nota da Câmara Municipal de Matosinhos.

Com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2030, limitando a subida média de temperatura em 1,5ºC, a autarquia está a promover um conjunto de iniciativas envolvendo a comunidade para a recolha de novos contributos para desenvolver esta estratégia.

A última sessão de trabalho foi no dia 24, na junta de freguesia de Lavra, com representantes das quatro uniões de freguesia, das empresas municipais e vários serviços municipais.

Os participantes apresentaram sugestões de medidas e soluções a implementar com o objetivo de se atingir a neutralidade carbónica em 2030. No final, Luísa Salgueiro entregou, às empresas municipais e às uniões de freguesia, os diplomas de embaixadores da estratégia “Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter