Residentes na Maia, Matosinhos e Vila do Conde utilizam a sala de consumo assistido do concelho do Porto

Cento e quarenta de 338 consumidores da sala de consumo assistido do Porto residem noutros concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), revela o relatório do 2º trimestre do programa, que inclui dados sociodemográficos de alguns dos utilizadores.

Consultado esta terça-feira pela agência Lusa, o relatório trimestral de execução do Programa de Consumo Vigiado do município do Porto indica que foi recolhida informação sociodemográfica de 338 consumidores que frequentam esta estrutura, em funcionamento desde agosto de 2024.

Entre os 338 consumidores, 140 residem noutros concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) que não o Porto, nomeadamente: Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Valongo, Gondomar, Santa Maria da Feira, Paredes, Santo Tirso, Oliveira de Azeméis e Espinho.

Do total de consumidores, 122 residem no concelho do Porto e os restantes noutros concelhos dispersos pelo país.

Até fevereiro de 2023, passaram pela sala de consumo assistido do Porto 1.234 consumidores, o equivalente a cerca de 200 admissões por mês.

Nos seis meses do programa, o relatório constata que a prevalência de idade dos consumidores se situa entre os 35 e 54 anos, “com particular predomínio do intervalo compreendido entre os 45 e 49 anos”.

O relatório conclui ainda que 97% dos utilizadores da sala tem nacionalidade portuguesa e os restantes são oriundos de 16 nacionalidades diferentes (Brasil, Colômbia, Roménia, Rússia, República Dominicana, Ucrânia, Alemanha, Austrália, Bélgica, Bulgária, Croácia, Índia, Irlanda, Nepal, Paquistão e Senegal).

A maioria dos consumidores utilizou a sala mais do que uma vez, 21% usaram o espaço entre 10 e 49 vezes.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter