Reorganização dos cuidados de saúde: Norte passa de 3 para 14 ULS

Hospital Pedro Hispano_imagem de arquivo (©SNS)

No Norte, o novo modelo organizativo do serviço Nacional de Saúde (SNS) que entrou em vigor no primeiro dia do ano traduz-se em 14 ULS, que incluem mais de uma centena de centros de saúde e agrupamentos, bem como 10 centros hospitalares e quatro hospitais.

O quinto hospital, o IPO do Porto, pela sua especificidade e abrangência regional, mantém-se autónomo.

Antes da reestruturação ditada pelo decreto-lei 102/2023 de 7 de novembro, a região Norte tinha três ULS, sendo a mais antiga a de Matosinhos (1999) e as mais recentes a do Alto Minho (2008) e a do Nordeste (2011).

De acordo com os censos de 2021, a população da região saúde do Norte é de 3.580.282 residentes.

No Grande Porto, onde até aqui só existia a histórica e pioneira ULS de Matosinhos, os três grandes centros hospitalares da região – São João, Santo António e Gaia/Espinho – passam a integrar três novas ULS.

A ULS de São João junta o Centro Hospitalar Universitário de São João com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do Grande Porto III (Maia/Valongo) e o ACeS Grande Porto VI (Porto Oriental).

Já a ULS de Santo António junta o Centro Hospitalar Universitário de Santo António com os ACeS do Grande Porto II (Gondomar) e do Grande Porto V (Porto Ocidental).

Por sua vez, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho transita para a nova ULS Gaia/Espinho, juntamente com os ACeS do Grande Porto VII (Gaia) e do Grande Porto VIII (Espinho/Gaia).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter