Rádio da Escola do Padrão da Légua, Matosinhos, nasceu na pandemia mas continua a dar voz aos alunos

Rádio Padrão

Neste Dia Mundial da Rádio damos conta de um projeto de rádio escolar – a Rádio Padrão. É feita por crianças para a comunidade escolar na Escola Básica do Padrão da Légua. Um dos bons projetos nascidos em pandemia e que perduram.

Quando o mundo ficou virado do avesso devido à pandemia, com toda a gente confinada, a Escola Básica do Padrão da Légua, em Matosinhos, criou uma rádio com o objetivo de manter o contacto entre adultos e crianças. Assim, de uma pandemia nasceu um projeto que trouxe muita emotividade e laços de amizade.

O projeto começou por ser um complemento às ações pedagógicas, embora depressa se tenha transformado num instrumento de inclusão, em particular da comunidade cigana.

A Rádio Padrão vai agora no terceiro ano de existência e, se no início eram os professora, agora, já são os alunos quem assume a responsabilidade de escolher música, preparar notícias e entrevistas.

O resultado tem tido avaliação positiva, com os professores a defenderem que os alunos passaram a escrever e a ler melhor, a melhorarem competências e a ligar as crianças à escola, principalmente aquelas que tinham antes um desinteresse nas aulas e registavam maior índice de absentismo.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter