GNR e PSP com campanhas de sensibilização no Dia de S. Valentim

foto PSP

A maioria dos relatos de violência no namoro apresentados no ano passado envolveram violência psicológica e/ou física. A PSP inicia, esta segunda-feira, uma operação de sensibilização nas escolas.

A PSP e a GNR iniciam esta segunda-feira uma operação nas escolas de sensibilização para a prevenção da violência no namoro, um fenómeno que resultou em 3.320 denúncias registadas em 2021, anunciaram as forças de segurança.

“Em 2021 foram registadas mais de 2.215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino”, adiantou a direção nacional da PSP em comunicado.
De acordo com o mesmo texto, a maioria dos relatos de violência no namoro apresentados à Polícia de Segurança Pública (PSP) no ano passado envolveram tanto violência psicológica como física.

Para assinalar o Dia de São Valentim que se assinala esta segunda-feira, a PSP inicia nas escolas portuguesas uma operação de sensibilização e informação, que vai decorrer até 25 de fevereiro, “reforçando o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro”.
A GNR registou 1.105 crimes de violência no namoro em 2021

A Campanha ‘Vais Parar’, que se inicia no Dia de S. Valentim, visa incentivar os jovens a denunciar qualquer tipo de violência.
Em comunicado, a GNR indica também que durante o ano de 2020 foram registados 1.110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos.

Em comunicado, a GNR indica também que durante o ano de 2020 foram registados 1.110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos.

Já a PSP tem em curso a campanha “No Namoro Não há Guerra”.

Esta operação tem como principal objetivo promover ações de sensibilização direcionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (faixa etária dos 13 aos 18 anos), através dos Polícias afetos ao Programa Escola Segura (PES), subordinadas à temática da violência doméstica e no namoro.

A PSP informa que pode solicitar apoio ou sinalizar situações através de escolasegura@psp.pt ou violenciadomestica@psp.pt.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter