Programa “Ativa’mente” em Matosinhos

Presidente da ANMP elogia medidas do Governo e fala de Matosinhos
Foto: Facebook CMM

Matosinhos apresentou resta segunda-feira, dia 21, o Programa Ativa’Mente. 11 meses dedicados à prevenção dos problemas de saúde mental.

A apresentação do projeto decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, e do Presidente do Conselho de Administração da ULSM, António Taveira Gomes.
Aumentar a literacia em saúde mental, reduzir o estigma associado à saúde mental e promover a adoção de estilos de vida saudáveis são os principais objetivos do “Ativa’mente”, promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos.

O Perfil de Saúde de Matosinhos e o Plano Municipal de Saúde de Matosinhos (2019-2021), desenvolvidos em parceria com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), determinou a saúde mental como uma área prioritária de intervenção, apontando a prevenção como estratégia principal de atuação.
Portugal é um dos países com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa. Mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%).

O programa será desenvolvido ao longo de 11 meses. Cada mês será dedicado a uma temática, como o sono, ansiedade, perturbação bipolar, abuso de substâncias, perturbação obsessiva compulsiva, burn-out, esquizofrenia e estilos de vida saudáveis.

Entre as várias iniciativas previstas, destaque para a realização de workshops, atividades ao ar livre, grupos de ajuda mútua/de apoio e webinares.
Paralelamente, decorrerá uma campanha de comunicação, em várias plataformas (físicas e digitais), com mensagens mobilizadoras e informativas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter