Presidente da Câmara de Matosinhos visitou obras no corredor verde do Leça

Foto CM Matosinhos

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, esteve na sexta-feira, a visitar a fase II da obra do Corredor Verde do Leça, acompanhada pela vereadora do Ambiente e Obras Municipais, Manuela Álvares.

O ponto de partida da visita foi a Ponte de D. Goimil, tendo sido percorrido parte do trajeto desta fase da obra, com passagem pelo moinho das Carvalhas e pela Ponte de Moreira.

O Corredor Verde do Leça é um projeto ambiental e de mobilidade, “com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, que vai permitir a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens, e contribuir para a coesão territorial, unindo o litoral ao interior, através de um canal próprio destinado à utilização dos modos suaves de transporte”, refere a autarca.

Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto prevê a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.

O projeto está a ser executado em três fases, num total de 18 km intervencionados.

Depois da 1.ª fase concluída, entre as pontes de Moreira e da Pedra, numa extensão de 6, 9 km, está em fase de conclusão a 2.ª fase da obra que compreende as pontes de Moreira e do Carro, numa extensão de 6,1 km, com o Moinho das Carvalhas, a Ponte D. Goimil e o Moinho da Pinguela, entre outros, como principais pontos de interesse.

Com centenas de árvores, pontes sobre o rio, passadiços, zonas para piquenique e percursos para caminhar e pedalar, a primeira fase já está aberta ao público para usufruir da natureza em plena cidade.

Prevê-se que a segunda fase esteja concluída no próximo mês de fevereiro.

O projeto é cofinanciado pelo FEDER através do programa comunitário Portugal 2020/Norte 2020.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter