Prémios do Imobiliário para Matosinhos: expansão do NorteShopping e escritório da Revolut

Foto: cm-matosinhos

O Terminal de Cruzeiros de Leixões acolheu, na passada sexta-feira, a terceira edição dos Prémios do Imobiliário, uma iniciativa da SIC Notícias e do Expresso que visa premiar as melhores obras deste setor concluídas em 2020.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do CEO do Grupo Impresa, Francisco Pedro Balsemão.

Marcada pela pandemia, esta edição de 2020 contou com 36 candidaturas às seis categorias a concurso: melhor empreendimento nas vertentes de habitação, turismo e escritórios; reabilitação e reconstrução nas vertentes de habitação, escritórios, comércio, turismo e espaço público ou património cultural; arquitetura de interiores nas vertentes de habitação, escritórios e turismo; sustentabilidade nas vertentes de construção/arquitetura sustentável, inovação na mediação e a nova categoria de espaço público nas vertentes de espaço verde e urbanismo.

Dois projetos distinguidos localizam-se em Matosinhos. O projeto da Revolut Matosinhos venceu no prémio Arquitetura de Interiores – Escritório, estando ainda nomeado para Melhor Empreendimento – Escritórios e Reabilitação e Reconstrução – Escritórios.

O projeto da Revolut Matosinhos centrou-se na reabilitação do edifício da Fábrica Amorim&Amorim, antiga fábrica de latas e conservas, em Matosinhos-Sul. A requalificação procurou preservar o caráter do edifício, adaptando-o às novas funcionalidades.

Já a expansão do NorteShopping venceu a categoria Reabilitação e Reconstrução – Comércio.

O centro comercial NorteShopping, inaugurado em 1998, terminou em 2020 uma expansão e remodelação que acrescentou à sua Área Bruta Locável mais de 13000 m2.

O projeto incluiu melhorias ao nível da sustentabilidade, nomeadamente na iluminação e eficiência energética, e dos acessos, com a construção de ciclovias, requalificação dos arruamentos, construção de saídas para poente, um novo túnel de ligação à A28 e a reconfiguração da rotunda de acesso aos parques de estacionamento, entre outras.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter