Obras da segunda fase do Corredor Verde do Leça

Foto: Francisco Teixeira/CM Matosinhos

 

As obras da segunda fase do Corredor Verde do Leça, entre as pontes de Moreira (concelho da Maia) e do Carro (concelho de Matosinhos), numa extensão de 6,1 km, estão em curso. No próximo verão já estarão prontos mais quilómetros de caminho pedonal e ciclovia para que todos possam usufruir das margens do Rio Leça.

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a vereadora Manuela Álvares e o presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões visitaram esta segunda-feira a zona da Ponte de Goimil, na freguesia de Custóias, para verificar no terreno com está a decorrer a implementação da segunda fase do projeto, da autoria da arquiteta paisagista Laura Roldão Costa.

O “Corredor Verde do Leça” é um projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, no sentido de permitir a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens, e de contribuir para a coesão territorial, unindo o litoral ao interior, através de um canal próprio destinado à utilização dos modos suaves de transporte.

Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto inclui a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.

Cofinanciado pelo FEDER, através do programa comunitário Portugal 2020/Norte 2020, o projeto engloba três fases, num total de 18 km intervencionados, estando a primeira fase, entre as pontes de Moreira e da Pedra (incluindo a ligação a Picoutos), numa extensão de 6, 9 km, concluída desde o passado mês de julho, com um investimento de 7,2 milhões de euros.

A terceira fase, entre a Ponte do Carro e o Porto de Leixões/Foz do rio Leça, com ligações ao centro de Matosinhos e de Leça da Palmeira, que terá uma extensão de 4,7 km, encontra-se em fase de estudo.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter