Neste dia 27 de maio o Mercado de Matosinhos assinala o seu 70.º aniversário

Mercado Matosinhos_Foto CMM

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Matosinhos apresenta um programa que irá comemorar as 7 décadas de vida, durante 7 meses, decorrendo de 27 de maio a 27 de dezembro.

O programa de celebração dos 70 anos do Mercado de Matosinhos destina-se a clientes atuais e potenciais, mas também aos operadores, convocando-os para fazer parte ativa deste “também seu” aniversário. A programação assentará em 7 pilares – Gentes, Natureza, Gastronomia, Arte, Ofícios, Vida saudável e Comunidade.

Esta tarde, vai ser criado um novo mural de ilustração com curadoria de Adélia Carvalho e ilustração de Cátia Vidinhas e no dia seguinte será apresentado um tema original de homenagem às gentes do Mercado e ao mar.

O tema será apresentado no concerto “Sete”, criado por Saphir Cristal, e que irá propor um passeio musical pelas sete décadas de vida do Mercado, com interpretação de 7 músicas, uma por cada década, sendo a última o tema original do Mercado.

Também irá iniciar-se uma residência artística com o artivista “Xico Gaivota” da qual resultará uma instalação desenvolvida em conjunto com operadores e clientes que será inaugurada no dia 8 de junho, Dia Mundial do Oceanos, passando a ser mais um ponto na história do Mercado.

Haverá ainda as iniciativas Mercado Circular, que decorrerá entre 27 e 28 de maio, e a Conversa Salgada, a 8 de junho.

O aniversário do Mercado associar-se-á também ao Dia da Criança, com o início da residência artística do artesão Simão Bolivar, “Mercado de Brincar”, que durante os meses de junho e julho irá criar um brinquedo inspirado no dia do Mercado de Matosinhos.

No final de julho será inaugurada a exposição “Rostos do Mercado”, que ocupará o espaço público da envolvente exterior do Mercado de Matosinhos e na qual serão homenageados os atuais operadores.

 

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter