MP acusou arguido que planeou e tentou matar homem num local ermo em Perafita, Matosinhos

O Ministério Público (MP) acusou um arguido de ter tentado matar com uma enxada um outro homem de 40 anos, em dezembro do ano passado, numa zona de mato em Matosinhos, foi na sexta-feira anunciado.

A acusação foi feita no dia de 28 de junho, tendo sido dada, na sexta-feira, a conhecer no sítio da Internet da Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP).

De acordo com a PGDP, o arguido, “motivado por dívidas contraídas junto da vítima e dos seus familiares, para poder pagar a esta delineou um plano visando matar a vítima, livrando-se das dívidas e, ainda, de lhe subtrair o dinheiro que trouxesse consigo”.

O arguido, à data com 36 anos, mecânico de profissão e sem antecedentes criminais, “muniu-se de instrumentos que adquiriu num estabelecimento comercial — marreta, enxada e pá — e escolheu um local ermo em Perafita, Matosinhos”.

No dia 19 de dezembro de 2021, pela manhã, a vítima, segundo a acusação, foi atraída ao local escolhido pelo arguido “sob o pretexto de que naquele local ermo estaria enterrado um cofre com elevada quantia monetária”, pertença de um familiar do arguido.

O homem convenceu a vítima a “deslocar-se consigo a esse local, com o falso pretexto de o auxiliar na escavação e com a promessa de o compensar monetariamente”.

A acusação refere ainda: “após a vítima iniciar a escavação, de forma traiçoeira, abrupta e inesperada, com os aludidos instrumentos, o arguido desferiu na vítima diversas pancadas na cabeça e, perante a resistência desta, mas já caída no chão, muniu-se de um paralelo que encontrou no local e desferiu-lhe mais pancadas, só não a matando pela intervenção de populares que ali passaram e o travaram, bem como da assistência médica que foi prontamente prestada à vitima”.

A vítima encontra-se ainda em tratamento médico devido às sequelas sofridas.

O arguido, que foi detido em 29 de dezembro, encontra-se presentemente sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter