Matosinhos recebeu 2º prémio como Câmara Municipal mais transparente

O município de Matosinhos foi distinguido este ano com o 2º prémio no ‘ranking’ das câmaras municipais mais transparentes.

A entrega de prémios decorreu, na passada segunda-feira, no Opengov Leadership Summit – Congresso de Transparência”, que decorreu em Braga e que reuniu alguns dos maiores especialistas desta área.

As avaliações foram realizadas pela plataforma internacional DYNTRA, que avalia o nível de Transparência Municipal através de 139 indicadores que abrangem cinco dimensões da governação e gestão autárquica, tais como a Organização Municipal, Participação e Colaboração dos Cidadãos, Transparência Económico-Financeira, Contratação Pública e Urbanismo e Obras Públicas.

A autarquia de Matosinhos obteve 77,7%, cumprindo 108 dos 139 indicadores disponíveis. Em 1º lugar ficou a Câmara Municipal de Murça, com 79,14% e 110 indicadores atingidos.

Em dezembro do ano passado, a Câmara Municipal de Matosinhos, recorde-se, estava em 14.º lugar no ranking nacional.
Já no ranking das 50 maiores cidades (com mais de 40 mil habitantes), Matosinhos está em primeiro lugar, à frente de municípios como Braga, Leiria, Vila Nova de Famalicão e Valongo.
Para a Câmara Municipal de Matosinhos, o prémio agora atribuído “traduz-se num reconhecimento do trabalho colaborativo entre serviços municipais e órgãos eleitos”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter