Matosinhos levou dois projetos educativos inclusivos a Congresso na Coreia do Sul

Foto: CMM

Os projetos “+ Literacia” e “Inclusão Inversa”, implementados pela Câmara Municipal de Matosinhos, foram apresentados no XVI Congresso Internacional das Cidades Educadoras.

Preocupada com os níveis de qualificação e formação da população adulta, e os seus efeitos ao nível da empregabilidade, a Câmara de Matosinhos e a ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos criaram em 2015 o projeto “+ Literacia”.

Dirigido a pessoas com mais de 18 anos, iletradas ou com muito baixos níveis de literacia, este projeto tem como objetivo a promoção de literacias básicas – leitura e escrita, cálculo matemático, conhecimento do mundo, competências tecnológicas, e desenvolvimento sociocognitivo, com vista à (re)integração profissional e a uma melhoria das condições de vida.

Já o projeto “Inclusão Inversa” abrange o 1º ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo a participação dos alunos em projetos direcionados para pessoas com deficiências, de forma a beneficiar a inclusão. Os alunos são desafiados a praticar atividades dirigidas a crianças com deficiência e convidados a assumir o seu lugar nas várias atividades propostas.

O XVI Congresso Internacional das Cidades Educadoras decorreu na República da Coreia e reuniu cerca de duas mil pessoas de 495 cidades educadoras.

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