Matosinhos faz parte do Projeto “Porto Solar Metropolitano”

Matosinhos inclui-se no Projeto “Porto Solar Metropolitano”, que prevê um investimento de 5,6 milhões de euros aplicados em 79 edifícios da Área Metropolitana.

Um total de 79 edifícios, espalhados por nove municípios, terão painéis solares nos telhados a partir do próximo ano, num investimento de 5,6 milhões de euros, o que fará com que as autarquias e as empresas envolvidas atinjam uma poupança, por ano, de 720 mil euros.

Os envolvidos produzirão 6,2 gigawatts de energia “limpa” e reduzirão em 2250 toneladas as emissões de CO2, em contrapartida do pagamento de uma renda durante 12 anos.

O consórcio é composto por nove municípios: Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde. O investimento será feito após o lançamento do concurso deste consórcio, a que se juntarão três empresas municipais: Varzim Lazer (Póvoa de Varzim), Maiambiente e Espaço Municipal (da Maia) e a Lipor.

Na Maia o projeto contempla 17 edifícios, destes 15 são da Câmara Municipal, um da Maiambiente e outro da Espaço Municipal.

O JN noticia que serão ainda contemplados 14 em Gondomar, 9 em Valongo e em Vila do Conde, 8 em Matosinhos e na Póvoa de Varzim, 5 em Santo Tirso, 4 no Porto, 2 na Trofa e 3 da Lipor.

O lançamento do concurso está previsto para o último trimestre deste ano, depois de concluídas as aprovações dos projetos em cada município, já em curso.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter