Matosinhos em promoção turística em Santiago de Compostela

Matosinhos em Santiago_Foto CMM Francisco Teixeira

 

Durante a Semana Santa, o município de Matosinhos marcou presença em Santiago de Compostela, dando a conhecer a sua ligação à origem de um dos mais importantes ícones dos Caminhos de Santiago de Compostela – a vieira, além de um programa de atividades relacionados com os Caminhos de Santiago.

Um dos projetos dinamizados foi “Matosinhos e a Origem da Vieira de Santiago”, um filme de 8 minutos produzido pela ANCIMA – Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos, no âmbito da candidatura “Redes de Património e Caminhos em Ano Xacobeo 2021”.
Concebido e narrado pelo historiador Joel Cleto, e realizado por Luís Morais, o filme foi pensado para ser partilhado nas redes sociais e poderá visto através de um QRCode, presente nos carimbos colocados em Matosinhos nas credenciais dos peregrinos.

Com este filme promocional, pretende-se reforçar a importância de Matosinhos e a sua associação a um dos mais importantes símbolos do universo da peregrinação a Santiago: a Vieira.

A curta-metragem, que pretende promover a Lenda de Cayo Carpo na Praia de Matosinhos e explicar a sua ligação à devoção da Concha de Santiago, apresenta uma abordagem inovadora sobre a temática dos Caminhos de Santiago, aliando a vertente do conhecimento histórico à vertente da animação.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter