Matosinhos e Villagarcía (Espanha) estreitam laços

Os municípios de Matosinhos e Villagarcía de Arousa querem atualizar o acordo de geminação assinado em 1959 e relançá-lo com novas vertentes. Em cima da mesa está a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico.

Esse plano parte do projeto “O mar que nos une”, aprovado recentemente pela Comissão Europeia, e que conta com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, no âmbito da convocatória do programa CERV (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores).

Uma comitiva do município espanhol, liderada pelo alcaide Alberto Varela, que é também presidente da Federação Galega de Municípios e Províncias (FEGAMP), foi hoje recebida em Matosinhos pela presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro.

Centrado no mar como fonte de recursos naturais e económicos para as duas cidades geminadas, o projeto prevê o desenvolvimento de um conjunto de atividades, já a partir de setembro, nas áreas da economia do mar, do turismo e da sua relação com o Caminho de Santiago, da gastronomia, da cultura e da colaboração empresarial.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter