Matosinhos é a primeira autarquia a usar inteligência artificial no atendimento

«A Câmara Municipal de Matosinhos tem o prazer de lhe apresentar a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial a nível de autarquias em Portugal», anuncia a Câmara de Matosinhos, que afirma tornar-se a primeira autarquia a usar IA (Inteligência Artificial) no atendimento. No âmbito da modernização da presença online surge ainda um inovador Diretório de Serviços Inteligente.

Ao comentar esta nova fase no atendimento ao munícipe, disponível desde o final de abril, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, declarou: “As autarquias desempenham um papel vital, mas por vezes invisível, na vida dos cidadãos. Com a modernização do atendimento online fortalecemos a nossa missão de simplificar a vida dos nossos munícipes, proporcionando-lhes uma experiência mais transparente, eficiente e acessível ao lidar com os serviços municipais”.

A primeira página do site foi reformulada para tornar o acesso à informação mais simples e eficaz, dando enfoque à interação através do avatar “Maria” e da pesquisa. Ambas as soluções baseadas em tecnologia de inteligência artificial, que tem a capacidade de aprender de forma autónoma com a informação que a autarquia disponibiliza no site.

Uma outra novidade é o lançamento de um Diretório de Serviços Inteligente que congrega em linguagem simples todos os serviços disponibilizados pela autarquia, independentemente da plataforma tecnológica ou canal. A experiência dos cidadãos é personalizada com recurso a tecnologia de machine learning e motores de recomendação.

Esta plataforma revolucionária visa eliminar as barreiras burocráticas e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais, oferecendo informações claras, orientação personalizada e funcionalidades intuitivas.

Todos os serviços da autarquia estão assim disponíveis através de ações como “pedir”, “consultar” e “pagar”.

A autarca acrescentou: “A tendência atual é as pessoas interagirem através de interfaces voz, como o Siri ou Alexa, e a Maria representa um avanço significativo já que oferece respostas e serviços personalizados às necessidades dos cidadãos de Matosinhos. A Maria atende na língua em que foi feita a pergunta, o que a torna uma forte ferramenta de inclusão social”.

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