Mater17 em Matosinhos – a Cultura em 17 dias

Visitas orientadas, jogos tradicionais, exibição de documentário e atuação do Cor(p)o Metropolitano incluem a edição de Mater17, um evento cultural promovido pela Área Metropolitana do Porto, em forma de percurso de 17 dias em torno do património imaterial dos municípios. Dia 14, a programação passa por Matosinhos.

Em Matosinhos, o foco do património imaterial é o Mar, a Pesca e a Indústria Conserveira. As atividades do próximo domingo foram feitas com e a pensar na comunidade, na memória coletiva e na identidade partilhada.

No próximo domingo ao longo do dia irá decorrer um conjunto de ações, incluindo os diferentes eixos como visitas orientadas à Casa do Mar e Tanques Romanos e ao Núcleo Museológico do Mar; jogos tradicionais portugueses, como momentos lúdicos de aproximação inter-geracional e exibição de documentário do património imaterial sobre a indústria conserveira tradicional, atividades no Museu da Memória de Matosinhos, culminando com a atuação, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, do COR(p)O Metropolitano – “um coro intermunicipal e polifónico, composto por 17 partes de um todo, capaz de mapear o território e as suas comunidades, numa partilha do pensamento sobre si próprias e sobre os lugares do seu lugar, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.”

 

O Co(r)po Metropolitano de Matosinhos conta com a coordenação artística de António Serginho e Sara Yasmine e com a direção musical de Beatriz Rola e Inês Luzio.

 

Visitas orientadas:
“Matosinhos: Território e Horizonte de um povo” | 11:00-12:30 (1ª parte) 14:30-15:30 (2ª parte)

Jogos Tradicionais: Espaço exterior do Museu da Memória de Matosinhos (MUMMA) | 15:00-17:30

PIAMP: projeção do filme “A Indústria Conserveira Tradicional de Matosinhos” | Museu da Memória de Matosinhos (MUMMA) | 15:00-17:30

Cor(p)o Metropolitano: Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho | 18:00

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter