Luísa Salgueiro visitou obras em curso nas escolas do concelho de Matosinhos

Foto: CMM Francisco Teixeira

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, visitou hoje obras em curso nas escolas básica da Agudela e nas secundárias da Boa Nova e Abel Salazar.
Estão em curso as obras de reabilitação da EB da Agudela, em Lavra, e das Escolas Secundárias da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta.

Luísa Salgueiro deslocou-se ao terreno para conhecer de perto o andamento destas obras.

O périplo começou pela EB da Agudela, que tem em curso trabalhos de requalificação e de ampliação. No valor de cerca de três milhões de euros suportados pela autarquia, a empreitada, em fase de conclusão, passou pela reabilitação e ampliação das instalações da escola, assim como pela implementação de medidas de eficiência energética.

Além disso, foram criadas quatro novas salas de aula, uma biblioteca e um polivalente autónomo e reformuladas as áreas interiores e exteriores. A empreitada irá beneficiar os cerca de 250 alunos das 12 turmas dos ensinos pré-escolar e do 1º Ciclo.

Já na Escola Secundária da Boa Nova, o investimento é de cerca de oito milhões de euros, dos quais 60% são suportados pela Câmara Municipal de Matosinhos, 30% são assegurados por fundos comunitários e 10% pelo Ministério da Educação.

A empreitada, com conclusão prevista para o 3º trimestre deste ano, prevê, entre outros aspetos, a construção de um novo edifício, a demolição do existente, a remodelação do polidesportivo e a instalação de espaços provisórios que assegurem o normal funcionamento da escola durante o período de execução da obra.
A empreitada está a realizar-se faseadamente, de forma a minimizar o impacto no regular funcionamento das aulas das 36 turmas (do 7º ao 12º anos). A última fase será na área desportiva (pavilhão e campo de jogos).

Por fim, o executivo municipal marcou também presença na Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, que está a ser alvo de uma intervenção. Orçada em cerca de sete milhões e quinhentos mil euros, a requalificação iniciou-se recentemente com demolições no bloco A, no pavilhão, movimento de terras e início de execução de sapatas. A finalização desta obra está prevista para o 2º trimestre de 2023.

Além de Luísa Salgueiro, a visita de trabalho contou com a presença da Vereadora das Obras Municipais, Manuela Álvares, do Vereador da Educação, António Correia Pinto, e do presidente da União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter