LIPOR faz balanço do projeto “Feira Limpa, Compras com Gosto!”

Foto de Arquivo (LIPOR)

Desde 2020, que a LIPOR tem vindo a concretizar passos para o objetivo de fazer das feiras exemplos de boas práticas na gestão de resíduos, proporcionando um espaço agradável e atrativo para o comércio e para quem visita os espaços, através da reciclagem e da limpeza do respetivo recinto.

“Vamos fazer da feira um espaço mais limpo!” é o lema do projeto em que são disponibilizados contentores e distribuídos por todos os feirantes sacos ou ‘ecobags’ para a correta entrega de recicláveis por banca, para serem, no final, recolhidos do recinto da feira. A par desta entrega, são promovidas ações de sensibilização e comunicação, esclarecendo sobre todos os passos para a correta reciclagem.

O projeto já se encontra implementado em seis feiras, todas agora certificadas com Certificado “Feira Coração Verde”.

“ A certificação “Coração Verde” é muito mais do que um reconhecimento: otimiza as boas práticas de gestão ambiental e acelera comportamentos sustentáveis”, pode ler-se num comunicado da LIPOR.

Assim, a certificação das feiras decorreu na feira de Pedras Rubras, Maia, na da Senhora da Hora, Matosinhos, em duas feiras do concelho da Póvoa de Varzim (feira das Moninhas, Póvoa de Varzim, e feira de Aver-o-Mar) e ainda nas feiras das cidades de Vila do Conde e de Valongo.

Até ao momento 1071 feirantes já foram sensibilizados para novas regras de limpeza e reciclagem, e cerca de 7000 visitantes esclarecidos, através de entrega de sacos de pano após resposta certa a uma questão sobre reciclagem.

Foram ainda dedicadas 35 ações de sensibilização a feirantes e visitantes, correspondendo a 337 horas, onde se incluem 16 ações teatrais com uma parelha de personagens alusivas à feira, dirigida a feirantes e visitantes. Assim, contabilizam-se 16 036 kg de resíduos encaminhados para reciclagem (papel/cartão, de embalagens de plástico e metal e resíduos alimentares), dá ainda conta a LIPOR.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter