Linha de metro de São Mamede apresentada no Concurso Público internacional ligando o IPO ao Estádio do Mar

Foto de Arquivo: A. Santos

A manhã desta sexta-feira fica marcada pelo lançamento do Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas da Metro do Porto.

Em causa estão os traçados Gondomar II (Dragão – Souto), ISMAI – Muro – Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar).

Para Matosinhos, está contemplada a linha de São Mamede, que apresenta uma extensão de 6,55 km, dividida por oito estações. O novo traçado fecha o anel de ligação com a linha amarela, através da ligação com o IPO.

As estações desta linha serão: IPO – ISCAP – S. Mamede de Infesta – Pedra Verde – Elaine Sanceau – Xanana Gusmão – S. Gens – Senhora da Hora II – Estádio do Mar.

 

Já a linha Maia II, projetada para se desenvolver à superfície, em viaduto e em túnel, vai contar com 13.01 quilómetros e 16 estações em metro, com os restantes 14.30 quilómetros e 18 estações a serem assegurados por BRT (ou o designado metro-bus).

As estações desta linha serão: Roberto Frias – Hospital S.João II – Pedrouços – Giesta – São Gemil – Caverneira – Águas Santas – Milheirós – Gueifães – Maninhos – Catassol – Chantre – Parque Maia II – Espido – Ponte de Moreira – Os Verdes II – Botica II – Aeroporto.

Também a linha da Trofa está contemplada e estende-se por 10,22 quilómetros e por sete estações. Apresenta uma continuidade da linha da Maia I, a partir do ISMAI até ao Muro, em carris, continuando através de metro-bus.

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