Lançada a primeira pedra do novo Equipamento Residencial para Pessoas Idosas de Matosinhos

Foto CM Matosinhos Francisco Teixeira

Matosinhos vai ter um novo equipamento residencial para idosos. A cerimónia de lançamento da primeira pedra do Equipamento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia, decorreu na sexta-feira, na Rua Fernando Cayolla, junto ao Tribunal de Matosinhos.

A construção do novo equipamento resulta de uma candidatura submetida pela Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em fevereiro de 2022, tendo a mesma sido aprovada em julho de 2022.

Esta resposta social destinada à terceira idade terá a capacidade para 60 utentes, três pisos, e um total de cerca de três mil metros quadrados de construção. Prevê-se a sua conclusão em dezembro de 2024.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos, Luís Branco, considerou tratar-se de “um equipamento muito importante para Matosinhos”.

Já a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destacou a “cumplicidade entre instituições” que permitiu avançar com o projeto. “Trabalhamos em conjunto, a Câmara Municipal cedeu o terreno, desafiou as instituições e a Santa Casa disse ‘presente’. Estamos a dar apoio na fiscalização e estão já outros projetos em cima da mesa. A Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos é um exemplo”, realçou. “Uma creche e mais um lar fazem já parte dos objetivos desta entidade que em muito nos orgulha”, concluiu Luísa Salgueiro.

O investimento total previsto ascende a cerca de 3,8 milhões de euros, dos quais o PRR comparticipa com 2,1 milhões para a infraestrutura, deixando de fora as despesas com a fiscalização da obra, equipamento e projeto técnico.

O restante valor contará com a comparticipação da Câmara Municipal de Matosinhos e da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter