Lacerda Sales anuncia reforço da “atenção” à legionela e último surto ainda sem culpados

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou esta quinta-feira, em Braga, que o Governo vai reforçar a “atenção” à questão da legionela, com uma nova estratégia que estará pronta até ao final do ano.

Em declarações aos jornalistas à margem do 38.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar, Lacerda Sales enfatizou que o Governo está a olhar “com muita atenção” para o Programa de Intervenção Operacional de Prevenção Ambiental da Legionela (PIOPAL).

“Vamos reforçar a nossa atenção a esta questão da legionela. Há uma nova estratégia que até o final do ano sairá por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com o INSA [Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge]”, referiu.

Lembrando que se está a entrar “na época da legionela”, o governante disse que ainda na quarta-feira teve uma reunião com os presidentes das administrações regionais de saúde, com o presidente do INSA e com a DGS, para preparar a nova estratégia.

Questionado pelos jornalistas acerca do inquérito ao surto de legionela que há um ano atingiu o norte do país, provocando 14 mortes, Lacerda Sales afirmou que ainda não há “culpados”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter