Investigadores avaliam impacto da pandemia em 1500 crianças de Matosinhos

Investigadores da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vão avaliar ao longo dos próximos três anos o impacto que a covid-19 teve no crescimento, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde de cerca de 1500 crianças de Matosinhos.

Uma nota publicada no portal de notícias da Universidade do Porto (UP) sustenta esta quinta-feira que o projeto “React – De Volta à Ação” pretende ser “um importante contributo para a avaliação da saúde das crianças portuguesas”.

 

Assim, os investigadores do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção no Desporto (CIFI2D) da FADEUP vão avaliar, durante os próximos três anos, o impacto da covid-19 em cerca de 1500 crianças, entre os seis e dez anos, de 32 escolas das quatro freguesias de Matosinhos.

 

Compreender os efeitos da pandemia da covid-19 nas crianças e a importância que fatores individuais, familiares, escolares e comunitários podem implicar em trajetos de vida saudável são alguns dos objetivos dos investigadores, que vão recorrer a uma “nova tecnologia educativa” a usar nas aulas de Educação Física.

 

O investigador e um dos líderes do projeto, José Maia, refere na mesma nota que o estudo “cumpre um dos propósitos da universidade”, nomeadamente “prestar serviço à comunidade”.

 

“Com base nos resultados obtidos, vai ser apresentado um conjunto de sugestões a professores e encarregados de educação das crianças envolvidas, sobretudo no que diz respeito às aulas de educação física e à prática desportiva”, acrescenta o investigador.

 

O projeto resulta de uma parceria entre o centro de investigação, a FADEUP e a Câmara Municipal de Matosinhos.

 

Para além dos investigadores do CIFI2D, o projeto conta ainda com a colaboração de quatro instituições internacionais: Universidade de São Paulo (Brasil) e as universidades norte-americanas de Chicago, Luisiana e Siracusa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter