Hospital Pedro Hispano registou aumento de nascimentos em 2021

Cirurgia condicionada nos Hospitais de Matosinhos e Póvoa e Vila do Conde
Foto: SNS

Em 2021 nasceram 1.595 bebés no Hospital Pedro Hispano (HPH), em Matosinhos, mais 29 bebés do que no ano anterior, “revelando uma tendência crescente da procura desta instituição pelas grávidas e casais da região para o nascimento dos seus filhos”, informa a nota publicada, dia 27, no site do SNS – Serviço Nacional de Saúde, citando um comunicado da ULSM.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) revela que em 2020 nasceram 1.566 bebés no HPH, número que subiu para 1.595 bebés em 2021, acompanhado de uma diminuição do número de partos por cesariana (428) comparativamente ao ano anterior (436).

De salientar ainda que do número total de nascimentos registados em 2021, cerca de 70% referem-se a grávidas fora do concelho de Matosinhos, o que revela uma procura cada vez maior do HPH pelos casais de outros concelhos e cidades.

A ULSM explica estes resultados com “as excelentes condições do Bloco de Parto, do Serviço de Obstetrícia, da recém-renovada Unidade Materno-Fetal, bem como existência de uma Unidade de Neonatologia de referência”.

Também o acompanhamento por uma equipa dedicada e a humanização do parto, respeitando o plano de nascimento e a expetativa da grávida/casal, motivam esta procura crescente do HPH, explica o comunicado.

A continuidade do projeto Pai 24horas que, apesar da situação de pandemia, possibilitou a presença do pai/acompanhante durante o período de internamento da mãe e bebé no serviço de Obstetrícia foi, de acordo com a ULSM, decisiva na escolha dos pais.

Na qualidade de Hospital Amigo dos Bebés, o HPH cumpre e incentiva uma política de promoção do aleitamento materno, disponibilizando uma linha telefónica de apoio que funciona 24 horas (22 939 13 40 – Linha da Amamentação do Hospital Pedro Hispano).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter