Governo altera legislação para garantir meios à descentralização na área social

Foto de Arquivo

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje que a descentralização de competências na área social vai obrigar a alterações legislativas para que as novas competências do poder local sejam acompanhadas pelos necessários meios financeiros.

“Vamos fazer alterações na legislação para que as transferências sejam feitas com os meios adequados”, disse Ana Abrunhosa aos jornalistas, em Coimbra, no final de uma reunião com a presidente, Luísa Salgueiro, e outros dirigentes e técnicos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Em geral, observou a ministra da tutela, “é na hora de receber as competências que se percebem as dificuldades” concretas do processo.

No entanto, acrescentou, “já sabemos as alterações [da legislação] que temos de fazer na área social”.

“Que a descentralização seja feita com a confiança de que a resposta social é adequada à realidade social”, em cada um dos 308 municípios portugueses, defendeu a ministra da Coesão Territorial.

Citando a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que naquele momento participava noutra reunião com a ANMP, na sede da associação, Ana Abrunhosa disse que a sua colega entende que a negociação do processo neste domínio pode ser feita “município a município”.

Importa, na sua opinião, que as novas competências “reforcem a área social nesses municípios”, a partir de 01 de janeiro de 2023, data em que, a este nível, todas as autarquias devem aplicar o regime resultante da descentralização.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter