GNR apreende cerca de 3 toneladas de amêijoa no Grande Porto

foto arquivo

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu no dia 12 mais de 1,715 Kgs de ameijoa-japonesa. E mais de 1,139 Kgs de ameijoa pé-de-burro, na zona do Grande Porto.

A GNR informa, em nota de imprensa, que foi feita uma fiscalização rodoviária e que foi fiscalizado um veículo pesado de de mercadorias que fazia o transporte dos moluscos bivalves com destino a Espanha.

A ameijoa foi apreendida por não possuir a medida mínima permitida por lei para a sua captura, e por não ser possível determinar a sua origem, esclarece ainda a GNR.

Na sequência da ação foi identificado um homem de 39 anos, condutor do veículo, tendo sido elaborados dois autos de contraordenação referente a amêijoa-japonesa, por transporte de espécies bivalves em estado subdimensionado e falta de rastreabilidade, e um auto de contraordenação por excesso de captura de amêijoa pé-de-burro.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter