Fórum Europeu realiza-se de forma virtual a partir de Matosinhos de 24 a 26 de novembro

Portugal acolhe, entre os dias 24 e 26 de novembro, a edição de 2021 do Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR), evento que se realiza na cidade de Matosinhos e decorrerá de forma virtual.

O Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes de 2021 reúne um total de 55 países, bem como parceiros da Europa e da Ásia Central, para o debate sobre a redução do risco de catástrofes e resposta aos impactos crescentes das alterações climáticas.

A edição de 2021 do EFDRR irá desenvolver-se de modo virtual, e resulta de uma organização conjunta entre a Delegação Regional para a Europa e Ásia Central da UNDRR (Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes), o Governo português (através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), a Comissão Europeia e o Conselho da Europa.

O Fórum será um espaço privilegiado para a troca de experiências e de partilha de abordagens bem-sucedidas em matéria de prevenção, redução e gestão do risco de catástrofes.

As principais temáticas em análise neste evento serão a pandemia Covid-19 e outros riscos sistémicos que mais afetam esta região da Europa e Ásia Central, o próximo Roadmap Europeu para a redução do risco de catástrofes, referente ao período 2021-2030, e a aplicação de Instrumentos Financeiros com vista a incentivar a implementação de medidas de longo prazo com vista à redução do risco de catástrofes.

Destaca-se, igualmente, a análise de um conjunto de outros temas, não menos importantes, como sejam:

– Alterações climáticas e redução do risco de catástrofe;
– Contributo da ciência para uma melhor perceção do risco de catástrofe e sua mitigação;
– Governança para a redução do risco de catástrofe;
– Infraestruturas resilientes;
– Promoção das plataformas locais para a redução do risco de catástrofe;
– Papel do setor privado na redução do risco de catástrofe.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter