GNR alerta para violência no namoro e divulga aumento de casos

GNR_foto de Arquivo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias em 2023, mais 76 do que no ano anterior, dizem os dados divulgados, esta quarta-feira.

Em comunicado para assinalar o dia dos namorados, que se celebra esta quarta-feira, a GNR indica ter registado, no ano passado, na área da sua responsabilidade, 1.497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, especificando que 434 das vítimas tinham até 24 anos de idade.

Em 2022 tinham sido registados 1.421 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, sendo 244 até aos 24 anos.

A GNR está a desenvolver, a partir entre hoje e domingo, uma campanha de sensibilização e prevenção que visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

A campanha visa igualmente sensibilizar para a eliminação da violência e todas as formas de agressão existentes em relações de namoro, especialmente entre os jovens, onde estes comportamentos são precoces e mais facilmente evitados no futuro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter