A Câmara Municipal de Matosinhos foi distinguida com o Prémio Infraspeak.
Trata-se de uma plataforma inteligente de gestão de manutenção que permitiu à autarquia gerir, desde julho de 2020, de uma forma muita mais rápida e eficaz os vários pedidos registados.
A autarquia de Matosinhos foi premiada na categoria Bronze (5.000 a 50.000 tarefas e pedidos registados).
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no passado dia 17 de fevereiro, na Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia, no âmbito da Intelligence for Maintenance Tour 2022, um espaço para discutir Manutenção 5.0, celebrar a inovação e preparar os desafios do futuro, e que irá percorrer cidades de países como Portugal, Espanha, Brasil e Reino Unido.
Desde que aderiu à plataforma Infraspeak, a Câmara de Matosinhos recebeu 14.153 pedidos, das quais 12.944 foram já concluídos quer pelas equipas municipais quer por parceiros externos. As respostas referem-se a necessidades relacionadas com edifícios municipais, via pública e eventos municipais de várias áreas.
Por mês, em média, passam pelo Centro de Serviços Integrado cerca 1500 ações, que são geridas por quatro técnicas de back-office, nove encarregados e 23 equipas operacionais.
Neste momento, a gestão incide sobre 9832 ativos, número que tem aumentado ao longo do tempo e que aumentará consideravelmente nos próximos meses com a implementação do cadastro dos restantes elementos fonte de manutenção do património municipal.
Ao fim do primeiro ano de implementação, além das poupanças importantes para o ambiente que a desmaterialização do processo de gestão de manutenção gerou, registaram-se aumentos de 15% em termos de eficiência de produtividade e de 40% no que respeita a pedidos.