Falta de condições leva mais de mil enfermeiros a apresentar pedidos de escusa de responsabilidade

Há milhares de enfermeiros de várias unidades de saúde do país a apresentar pedidos de escusa de responsabilidade porque dizem não ter condições para tratar de utentes com segurança.

Em vários hospitais de norte a sul do país foram apresentados mais de mil pedidos de escusas de responsabilidade por enfermeiros, considerando não ter condições para cuidar dos doentes com segurança e qualidade, adianta o Jornal de Notícias.

O problema está enquadrado nas insuficiências do Serviço Nacional de Saúde, acompanhando os pedidos de demissão que se sucedem por parte de chefias médicas em vários hospitais, como o de Santa Maria, em Lisboa, ou o de Setúbal.

É relativamente a este último caso que a ministra da Saúde foi chamada à Assembleia da República pelo PCP para prestar esclarecimentos, mas Marta Temido deverá ser confrontada com mais questões na Comissão de Saúde.

Ao JN, Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, confirma que têm entrado sucessivamente pedidos de escusa de responsabilidade e que pretende fazer um levantamento exaustivo destas escusas.

Aos pedidos de escusa dos enfermeiros somam-se os dos médicos, partindo de especialidades como a Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia Geral de diversos hospitais, disse o bastonário da Ordem dos Médicos. Para Miguel Guimarães, a situação nos hospitais públicos “é explosiva” e os alertas são ensurdecedores, especialmente tendo em conta as contínuas demissões.

Ao todo, nos hospitais do SNS já houve demissão de chefias em Setúbal, Braga, na Urgência Metropolitana do Porto e no Santa Maria, em Lisboa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter