O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, participa na reunião ministerial “Acordo Parcial Aberto sobre Riscos Maiores”, pelas 12h00, em Matosinhos.

 

A reunião ministerial “Acordo Parcial Aberto sobre Riscos Maiores” está inserida no âmbito do Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR), que decorre entre hoje e sexta-feira, no Auditório da Câmara de Matosinhos.

 

Instituído pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa em 1987, o Acordo Parcial Aberto sobre Riscos Maiores – EUR-OPA foi criado no seio do Conselho da Europa e traduz-se numa plataforma intergovernamental, que visa a cooperação no domínio das grandes catástrofes naturais e tecnológicas entre a Europa e o sul do Mediterrâneo.

 

Os principais objetivos deste Acordo passam por reforçar e promover a cooperação entre os Estados-Membros da Europa e do Mediterrâneo num contexto multidisciplinar, por forma a garantir uma melhor prevenção, proteção contra riscos e uma melhor preparação e resposta em caso de grandes catástrofes.

Este Acordo conta, até ao momento, com 24 Estados-Membros e Portugal é um dos seus membros fundadores.

 

A reunião ministerial “Acordo Parcial Aberto sobre Riscos Maiores” está inserida no âmbito do Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR), que decorre entre hoje e sexta-feira em Matosinhos, organizado conjuntamente pela Delegação Regional para a Europa e Ásia Central da UNDRR (Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes), Governo português, através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e a Comissão Europeia e Conselho da Europa.

 

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *